Painel de vistorias

.:: PASSO A PASSO ::.

: O Painel de vistorias mudou. Leia com atenção o passo a passo abaixo para efetuar seu agendamento.

1. Para inclusão de sua aeronave no Painel o usuário já deverá possuir todas as informações pertinentes à vistoria (que eram preenchidas até a nova versão do Painel no "Formulário de pedido de vistoria" - formulário F-100-37), bem como a TFAC (Taxa de Fiscalização de Aviação Civil) já deverá estar paga, exceto no caso de Vistoria Técnica Especial por motivo de Amostragem. A inclusão da aeronave no Painel poderá ser feita após 2 ou 3 dias úteis do pagamento (2 dias úteis para pagamento em dinheiro ou eletrônico, 3 dias úteis para pagamento por cheque).
2. Para gerar um boleto para pagamento da TFAC, clique no link "Emitir boleto para agendamento de vistoria". Se você já possui um comprovante de pagamento de TFAC que respeite o prazo informado no item 1, clique no link "Agendar vistoria (Painel de vistorias)". No caso de vistorias de amostragem você deve clicar diretamente no link "Agendar vistoria (Painel de vistorias)".
3. Preencha as informações solicitadas e clique em "Acessar o painel". No caso de vistorias de amostragem deverá ser selecionada essa opção. Caso exista algum problema para agendamento da vistoria, o sistema irá informá-lo.
4. No próximo passo deverá ser escolhido um campo para agendamento de vistoria. Certifique-se sob qual RBAC (91 ou 121/135) a aeronave será operada e escolha o Painel adequado (atenção, a configuração dos Painéis foi alterada).
5. Para agendar uma vistoria, escolha um campo livre e clique neste campo. Importante: a aeronave deverá estar disponível para vistoria já na segunda-feira da semana escolhida.
6. Após o clique, o sistema exibirá uma nova tela, onde deverão ser preenchidos os demais dados pertinentes ao agendamento, tais como fabricante, modelo, número de horas e ciclos de componentes da aeronave, local de vistoria, pessoa para contato, telefone, email, etc.
7. Após o preenchimento, clique no botão "Agendar". O sistema informará o protocolo referente ao pedido de vistoria.
8. Não será possível agendar uma vistoria para uma aeronave que já tenha um pedido de vistoria em aberto no sistema ou que não possua marcas ou reserva de marcas.
9. Considerando que a mesma aeronave não pode ocupar duas vagas no painel, a mudança de data de uma vistoria só será possível após o cancelamento da vaga atual. O cancelamento só será possível até 14 (quatorze) dias antes da segunda-feira da semana na qual a vistoria está alocada. Após essa data, a vistoria será realizada, independentemente da prontidão da aeronave, e a TFAC será cobrada. É importante alertar que o agendamento de uma nova data após o cancelamento depende de vaga no painel e é por conta e risco do usuário. Para novo agendamento de uma vistoria cancelada, será necessário o pagamento de nova TFAC. A TFAC já apresentada poderá ser restituída, sendo necessário o envio de um email para tfac@anac.gov.br para recebimento de instruções.

O Painel de vistorias não é aplicável a vistorias de aeronaves que serão realizadas por PCA e aquelas coordenadas pela ANAC/GGCP.

O Painel de vistorias não é aplicável a aeronaves a serem vistoriadas nas categorias de registro ADD, ADE, ADF, ADM, AID, AIE, AIF e AIM, exceto no caso de Vistoria Técnica Especial por motivo de Amostragem. Para agendamento de vistorias de aeronaves nestas categorias deverá ser enviado um email para vistorias@anac.gov.br com o formulário de pedido de vistoria (F-100-37) preenchido.

O Painel de vistorias não é aplicável para agendamento de vistorias por motivo de Verificação de Aeronavegabilidade. Nestes casos deverá ser enviado um email para vistorias@anac.gov.br com o formulário de pedido de vistoria (F-100-37) preenchido.