INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

“Acidentes e Incidentes Aéreos e os Reflexos na Certificação de Produtos Aeronáuticos”

Objetivo(s):

O SEC 2018 é instrumento pedagógico que tem o objetivo de levar a todos os participantes a uma sistematização dos fatos, raciocínio e reflexão aprofundada da ocorrência e investigação de acidentes e incidentes aéreos e os reflexos na certificação de produtos aeronáuticos. Além disso, busca socializar novos esclarecimentos e apresentar novas e possíveis lacunas ou dificuldades teóricas e práticas na certificação, além de lições aprendidas e conclusões efetuadas que levaram às revisões dos requisitos de certificação, meios de cumprimento, condições especiais, policies ou materiais interpretativos, decorrentes dos estudos e investigações dos acidentes e incidentes aeronáuticos.

Justificativa:

Realizar um seminário que permita a discussão acerca da necessidade de compartilhar conhecimentos e experiências na engenharia de certificação representa um elemento importante das pretensões da GCEN no âmbito da ANAC. O ponto central deste esforço se constitui na perspectiva de evidenciar as preocupações e discussões sobre novos padrões, regulamentos, tecnologias e requisitos nas diferentes dimensões da engenharia de certificação aeronáutica em um evento técnico. Isso significa fortalecer princípios assumidos pela GCEN, no sentido de propiciar atualização e formação técnica que articule organicamente competência e postura ética na instituição.

Essa articulação exige um diálogo interdisciplinar, ou seja, a integração entre diferentes áreas e campos do conhecimento. Pressupõe sujeitos comprometidos com as investigações e as indagações acerca dos rumos da aviação contemporânea e a difusão do conhecimento produzido no interior da GCEN.

Desta forma, a realização deste evento é uma oportunidade importante para divulgar, refletir e discutir os rumos da engenharia de certificação, de modo a propiciar o debate de temas relevantes, integrar os diversos atores (especialistas, analistas, gestores, técnicos e a comunidade em geral) pertencentes à ANAC.

Público Alvo:

DESCRIÇÃO DO PÚBLICO-ALVOEspecialistas, analistas e técnicos da Gerência Geral de Certificação de Produto Aeronáutico.

Pré-Requisito(s):

Não há.

Critério(s) de Seleção:

I – pertencer prioritariamente à Gerência de Engenharia da Superintendência de Aeronavegabilidade;

II – pertencer à Gerência Geral de Certificação de Produto Aeronáutico;

III – pertencer à Superintendência de Aeronavegabilidade;

IV – tempo na ANAC;

V – mais idade. 

Carga Horária:

3 horas.

SERVIÇO

Duração:

1 dia.

Período:

31 de outubro de 2018.

Local do Evento:

Auditório da ANAC.

São José dos Campos - SP

Quantitativo de Participantes:

MÍNIMO: 30                        MÁXIMO: 60