INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

Objetivo(s):

Com a realização deste evento, a Superintendência de Aeronavegabilidade espera:

Divulgar e esclarecer aos usuários as mudanças recentes da regulamentação, procedimentos e processos, de forma a melhorar a interface do regulados com a Gerência-Geral de Aeronavegabilidade Continuada (GGAC) da ANAC/SAR – Gerência de Engenharia de Manutenção – GAEM;

Apresentar aos regulados certificados pelos RBAC 135/145 a importância da manutenção da aeronavegabilidade continuada e repassar as atividades do Controle Técnico de Manutenção de um regulado, apresentando os principais problemas encontrados durante as ações de fiscalização da GGAC; e

Aumentar a presença da ANAC junto aos seus regulados, de forma a abrir as discussões e colher, in loco, críticas e sugestões das áreas técnicas responsáveis pela aeronavegabilidade nas empresas dos regulados, de forma a melhorar o atendimento e processamento de suas demandas.

Justificativa:

Desde 2012, a ANAC tem desenvolvido uma série de trabalhos, visando a se aproximar mais dos regulados e da sociedade em geral. Os eventos trataram inicialmente de diversos assuntos, dentre os quais o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) e prevenção de acidentes (com o apoio do CENIPA). Em 2013, o foco dos eventos foi a emissão do RBAC 145, em substituição ao RBHA 145, e diversas Instruções Suplementares de suporte ao RBAC. Nas edições anteriores, tivemos oportunidade de discussão e críticas sobre assuntos relacionados aos RBAC 135, 137 e 145 e, em 2017, foi realizado também um SAERTEC exclusivo para os operadores aéreos regulares regidos pelo RBAC 121 que possuem interesses específicos.

Em 2018, a Superintendência de Aeronavegabilidade, por intermédio da Gerência-Geral de Aeronavegabilidade Continuada -  GGAC pretende dar continuidade à realização destes eventos e com isso:

Aumentar a presença da ANAC junto aos seus regulados, incentivar a aproximação com a ANAC, colher sugestões das áreas técnicas responsáveis pela aeronavegabilidade nas empresas dos regulados, de forma a melhorar o atendimento e processamento das demandas dos regulados.

Divulgar e esclarecer aos regulados alterações da regulamentação, procedimentos e processos, de forma a melhorar a interface do regulados com a Gerência-Geral de Aeronavegabilidade Continuada.

Apresentar aos regulados a importância da manutenção da aeronavegabilidade continuada e relembrar as principais atividades dentro do Controle Técnico de Manutenção de um regulado, apresentando os principais problemas encontrados durante as ações de fiscalização da GGAC; e

Introdução do conceito de SGSO em organizações de manutenção.

Este evento faz parte da Ação Nacional de Aviação Civil, iniciativa instituída em 2011 pela ANAC com o objetivo de disseminar informações e conhecimentos sobre o transporte aéreo e de aumentar a proximidade da ANAC com seus principais públicos, entre eles profissionais, empresários, estudantes, pesquisadores ligados à aviação civil e demais interessados.

A Ação Nacional é um evento itinerante em nível nacional, na qual técnicos e especialistas divulgam boas práticas, tiram dúvidas sobre normas e serviços e conhecem de perto os desafios enfrentados pelos segmentos do setor.

Público Alvo:

Externo 

Pré-Requisito(s):

Operadores aéreos RBAC 135 e oficinas de manutenção 145

Critério(s) de Seleção:

Não há.

Carga Horária:

16 horas

SERVIÇO

Duração: 

2 dias.

Período:

Dias 28 e 29 de novembro de 2018.

Local do Evento:

Sorocaba - SP

Quantitativo de Participantes:

 Mínimo: 20            Máximo: 60