INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

Objetivo(s):

Com a realização deste evento, a Superintendência de Aeronavegabilidade espera:

Divulgar e esclarecer aos usuários as mudanças recentes da regulamentação, procedimentos e processos, de forma a melhorar a interface do regulados com a Gerência-Geral de Aeronavegabilidade Continuada (GGAC) da ANAC/SAR – Gerência de Engenharia de Manutenção – GAEM;

Apresentar aos regulados certificados pelos RBAC 121 a importância da manutenção da aeronavegabilidade continuada e repassar as atividades do Controle Técnico de Manutenção de um regulado, apresentando os principais problemas encontrados durante as ações de fiscalização da GGAC; e

Aumentar a presença da ANAC junto aos seus regulados, de forma a abrir as discussões e colher, in loco, críticas e sugestões das áreas técnicas responsáveis pela aeronavegabilidade nas empresas dos regulados, de forma a melhorar o atendimento e processamento de suas demandas.

Com o objetivo de melhor atender aos anseios do público alvo, está em andamento uma enquete para verificar junto à eles quais são os assuntos de maior interesse para programar o evento. 

Justificativa:

Desde 2012, a ANAC tem desenvolvido uma série de trabalhos, visando a se aproximar mais dos regulados e da sociedade em geral. Os eventos trataram inicialmente de diversos assuntos, dentre os quais o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) e prevenção de acidentes (com o apoio do CENIPA). Em 2013, o foco dos eventos foi a emissão do RBAC 145, em substituição ao RBHA 145, e diversas Instruções Suplementares de suporte ao RBAC 145.

Em 2016 e agora em 2017, a Superintendência de Aeronavegabilidade, por intermédio da Gerência-Geral de Aeronavegabilidade Continuada -  GGAC agiu para atingir uma maior quantidade de regulados, no âmbito dos RBAC 135, 137 e 145, e apresentar os assuntos indicados na Programação, para fomentar sua discussão e receber as críticas e sugestões, por partes dos seus usuários. Com a avaliação dos feedback destes encontros foi decidido por realizar um seminário exclusivo para os operadores aéreos regulares regidos pelo RBAC 121 que possuem interesses específicos.

Este evento faz parte da Ação Nacional de Aviação Civil, iniciativa instituída em 2011 pela ANAC com o objetivo de disseminar informações e conhecimentos sobre o transporte aéreo e de aumentar a proximidade da ANAC com seus principais públicos, entre eles profissionais, empresários, estudantes, pesquisadores ligados à aviação civil e demais interessados.

A Ação Nacional é um evento itinerante em nível nacional, na qual técnicos e especialistas divulgam boas práticas, tiram dúvidas sobre normas e serviços e conhecem de perto os desafios enfrentados pelos segmentos do setor.

Público Alvo:

Externo - Operadores aéreos RBAC 121 

Critério(s) de Seleção:

Prioridade para os operadores aéreos RBAC  121 e oficinas de manutenção 145 que prestem serviço à operadores 121 

Carga Horária:

08 horas

SERVIÇO

Duração:

1 dia -  08 de agosto de 2017

Período:

08h às 17:30h 

Local do Evento:

Auditório da Representação Regional de São Paulo- 1º Andar - R. Renascença, 112 - São Paulo, SP 

Quantitativo de Participantes:

Mínimo: 10            Máximo: 50