INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

Objetivo(s):

Proporcionar conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao estabelecimento, pelo Estado, de requisitos de segurança operacional para o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional – SGSO de Provedores de Serviço de Aviação Civil – PSAC e à  aprovação do desempenho da segurança operacional do PSAC.

Justificativa:

A partir da publicação do Anexo 19 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, Gerenciamento da Segurança Operacional, em julho de 2013, os quatro componentes da estrutura do programa estatal de segurança operacional (SSP) foram elevados ao status de standard(Capítulo 3; 3.1). Esses componentes são: o estabelecimento da política e dos objetivos de segurança operacional do Estado, o gerenciamento do risco de segurança operacional do Estado, a garantia da segurança operacional do Estado e a promoção da segurança operacional do Estado. Adicionalmente, a mesma norma estabeleceu (Capítulo 3; 3.1.3) que, como parte de seu SSP, o Estado deverá requerer que alguns segmentos de prestadores de serviço sob sua autoridade implementem o Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO).

No âmbito do SSP, o gerenciamento do risco à segurança operacional implicará no estabelecimento, pelo Estado, dos requisitos de segurança operacional para o SMS do provedor de serviços, assim como na aprovação da sua performance de segurança operacional.

No âmbito do SMS do provedor, o gerenciamento do risco operacional, de acordo com o Apêndice 2 do Anexo 19, ensejará que o provedor de serviço, de forma a cumprir o standard de gerenciamento do risco operacional, desenvolva e mantenha processos para: (a) identificação de perigos associados aos produtos e/ou serviços prestados e (b) Avaliação e Mitigação do Risco associados aos perigos identificados no item (a).

A eficácia do gerenciamento do risco no SMS deve ser mensurável, por meio do estabelecimento de indicadores de desempenho de segurança operacional e de suas metas associadas.

Outro aspecto importante é que, com a introdução de uma nova abordagem baseada em desempenho, torna-se necessário o desenvolvimento de novas competências que permitam aos inspetores governamentais de SMS, assim como aos funcionários dos Provedores de Serviços da Aviação Civil – PSAC, atuarem em conformidade com o novo paradigma.

Público Alvo:

DESCRIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO: Servidores que atuem em processo de certificação de sistemas de gerenciamento dos provedores de serviço.

Pré-Requisito(s):

- Conhecimento dos idiomas Espanhol e Inglês, no mínimo, em nível intermediário.

- Conhecimento da ferramenta Excel, em nível básico.

- Desejável conhecimento de Probabilidade e Estatística.

- Desejável ter realizado curso de Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional – SGSO ou  Safety Management Systems – SMS.

Critério(s) de Seleção:

Considerando a publicação do Programa Específico de Capacitação em Segurança Operacional da ANAC, terão prioridade os candidatos que exerçam atividades que estejam relacionadas às atividades de auditoria de SGSO, uma vez que este curso faz parte da trilha de capacitação do Auditor SGSO.

Carga Horária:

40 horas (30h de atividades em sala de aula e 10 horas de atividades extraclasse).

SERVIÇO

Duração:

5 dias.

Período:

De 17 a 21 de setembro de 2018.

Local do Evento:

Brasília - DF

Quantitativo de Participantes:

MÍNIMO: 10                        MÁXIMO: 16