INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

CERIMÔNIA DE ABERTURA

Objetivo(s):

O principal resultado a ser alcançado com a realização do evento é a melhoria da qualidade da informação de acompanhamento de mercado do transporte aéreo, em termos de consistência, tempestividade e objetividade.

É esperado que a SQITA proporcione, ainda, outros importantes resultados para o setor, tais como:

• Promoção e manutenção de uma cultura de qualidade da informação do setor;

• Criação de um fórum periódico para o debate entre a ANAC e as empresas de transporte aéreo sobre a informação de acompanhamento de mercado do setor;

• Disponibilização de um ambiente propício ao encontro, ao debate técnico e à troca de experiências e de soluções entre regulados;

• Estímulo à implantação e ao aprimoramento continuado de controles internos, processos e sistemas automatizados de qualidade da informação pelas empresas de transporte aéreo;

• Nivelamento e atualização de conceitos e definições adotados para a apresentação das informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo à ANAC;

• Melhoria do conhecimento do regulador sobre as dificuldades das empresas de transporte aéreo para a compreensão e o cumprimento da regulamentação vigente que trata da elaboração e da apresentação  de informações de acompanhamento de mercado à ANAC;

• Coleta e consolidação de contribuições para a revisão e a evolução do modelo de informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo;

• Redução do número de atendimentos telefônicos individualizados realizados pelos servidores da ANAC sobre dúvidas das empresas de transporte aéreo relacionadas à elaboração e à apresentação de informações de acompanhamento de mercado; e

• Minimização dos efeitos da rotatividade de técnicos e especialistas nas empresas de transporte aéreo, em especial a perda de conhecimento e a descontinuidade de processos de geração da informação de acompanhamento de mercado.

Justificativa:

A GEAC/SAS é responsável por elaborar estudos e divulgar informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo. Entre eles, destacam-se: o Anuário do Transporte Aéreo; os Relatórios de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo; o Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas; as Demonstrações Contábeis das Empresas Aéreas; e os formulários de dados estatísticos do transporte aéreo da OACI.


Para isso, periodicamente, a GEAC recebe dados registrados pelas empresas aéreas acerca das suas operações, tais como: dados estatísticos de voos; dados de tarifas aéreas comercializadas; e dados econômico-financeiros.


Esses dados são submetidos a processos de fiscalização sob a responsabilidade dos servidores da GEAC, com vistas a assegurar a consistência e a tempestividade da informação.


Do processo de fiscalização e de orientação às empresas aéreas, observou-se que as dificuldades enfrentadas pelo setor regulado são similares, recorrentes e geralmente estão associadas: à inadequada compreensão da regulamentação vigente; à deficiência de automação de processos de geração da informação; à rotatividade de colaboradores e perda de conhecimento; e à deficiência ou ausência dos sistemas de informação desenvolvidos pela ANAC para o recebimento e a validação dos dados registrados pelas empresas aéreas.


Diante desse diagnóstico, a SQITA é uma iniciativa a ser conduzida pela GEAC com vistas à melhoria da qualidade da informação do transporte aéreo.
A GOPE/SAS e a GCON/SAS também são convidadas a participar do evento, tendo em vista que são responsáveis pela gestão dos dados de Desempenho Operacional (BAV), dos procedimentos relativos a Registro de Serviços Aéres (HOTRAN e SIAVANAC), no caso da GOPE
Serão realizados 7 painéis, além da cerimônia de abertura, ao longo de uma semana. Cada painel abordará um tipo de informação registrada na agência pelos regulados, de maneira similar ao que foi realizado nas quatro edições anteriores do evento 

Público Alvo:

Técnicos, especialistas e administradores das empresas de transporte aéreo responsáveis pela elaboração e apresentação de informações de acompanhamento de mercado à ANAC. Evento voltado exclusivamente ao público externo. 

Carga Horária:

3 horas e 30 minutos.  

SERVIÇO

Dia:

28 de novembro de 2017

Local do Evento:

Representação Regional da ANAC em São Paulo - SP

Quantitativo de Participantes:

Mínimo: 5         Máximo:70 

INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

PAINEL 1: ESTUDOS ACADÊMICOS DE ECONOMIA DO TRANSPORTE AÉREO

Objetivo(s):

O principal resultado a ser alcançado com a realização do evento é a melhoria da qualidade da informação de acompanhamento de mercado do transporte aéreo, em termos de consistência, tempestividade e objetividade.

É esperado que a SQITA proporcione, ainda, outros importantes resultados para o setor, tais como:

• Promoção e manutenção de uma cultura de qualidade da informação do setor;

• Criação de um fórum periódico para o debate entre a ANAC e as empresas de transporte aéreo sobre a informação de acompanhamento de mercado do setor;

• Disponibilização de um ambiente propício ao encontro, ao debate técnico e à troca de experiências e de soluções entre regulados;

• Estímulo à implantação e ao aprimoramento continuado de controles internos, processos e sistemas automatizados de qualidade da informação pelas empresas de transporte aéreo;

• Nivelamento e atualização de conceitos e definições adotados para a apresentação das informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo à ANAC;

• Melhoria do conhecimento do regulador sobre as dificuldades das empresas de transporte aéreo para a compreensão e o cumprimento da regulamentação vigente que trata da elaboração e da apresentação  de informações de acompanhamento de mercado à ANAC;

• Coleta e consolidação de contribuições para a revisão e a evolução do modelo de informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo;

• Redução do número de atendimentos telefônicos individualizados realizados pelos servidores da ANAC sobre dúvidas das empresas de transporte aéreo relacionadas à elaboração e à apresentação de informações de acompanhamento de mercado; e

• Minimização dos efeitos da rotatividade de técnicos e especialistas nas empresas de transporte aéreo, em especial a perda de conhecimento e a descontinuidade de processos de geração da informação de acompanhamento de mercado.

Justificativa:

A GEAC/SAS é responsável por elaborar estudos e divulgar informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo. Entre eles, destacam-se: o Anuário do Transporte Aéreo; os Relatórios de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo; o Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas; as Demonstrações Contábeis das Empresas Aéreas; e os formulários de dados estatísticos do transporte aéreo da OACI.


Para isso, periodicamente, a GEAC recebe dados registrados pelas empresas aéreas acerca das suas operações, tais como: dados estatísticos de voos; dados de tarifas aéreas comercializadas; e dados econômico-financeiros.


Esses dados são submetidos a processos de fiscalização sob a responsabilidade dos servidores da GEAC, com vistas a assegurar a consistência e a tempestividade da informação.


Do processo de fiscalização e de orientação às empresas aéreas, observou-se que as dificuldades enfrentadas pelo setor regulado são similares, recorrentes e geralmente estão associadas: à inadequada compreensão da regulamentação vigente; à deficiência de automação de processos de geração da informação; à rotatividade de colaboradores e perda de conhecimento; e à deficiência ou ausência dos sistemas de informação desenvolvidos pela ANAC para o recebimento e a validação dos dados registrados pelas empresas aéreas.


Diante desse diagnóstico, a SQITA é uma iniciativa a ser conduzida pela GEAC com vistas à melhoria da qualidade da informação do transporte aéreo.
A GOPE/SAS e a GCON/SAS também são convidadas a participar do evento, tendo em vista que são responsáveis pela gestão dos dados de Desempenho Operacional (BAV), dos procedimentos relativos a Registro de Serviços Aéres (HOTRAN e SIAVANAC), no caso da GOPE
Serão realizados 7 painéis, além da cerimônia de abertura, ao longo de uma semana. Cada painel abordará um tipo de informação registrada na agência pelos regulados, de maneira similar ao que foi realizado nas quatro edições anteriores do evento 

Público Alvo:

Técnicos, especialistas e administradores das empresas de transporte aéreo responsáveis pela elaboração e apresentação de informações de acompanhamento de mercado à ANAC. Evento voltado exclusivamente ao público externo. 

Carga Horária:

4 horas.  

SERVIÇO

Dia:

28 de novembro de 2017

Local do Evento:

Representação Regional da ANAC em São Paulo - SP

Quantitativo de Participantes:

Mínimo: 5         Máximo:70 

INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

PAINEL 2: TARIFAS AÉREAS DOMÉSTICAS E INTERNACIONAIS - EMPRESAS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS

Objetivo(s):

O principal resultado a ser alcançado com a realização do evento é a melhoria da qualidade da informação de acompanhamento de mercado do transporte aéreo, em termos de consistência, tempestividade e objetividade.

É esperado que a SQITA proporcione, ainda, outros importantes resultados para o setor, tais como:

• Promoção e manutenção de uma cultura de qualidade da informação do setor;

• Criação de um fórum periódico para o debate entre a ANAC e as empresas de transporte aéreo sobre a informação de acompanhamento de mercado do setor;

• Disponibilização de um ambiente propício ao encontro, ao debate técnico e à troca de experiências e de soluções entre regulados;

• Estímulo à implantação e ao aprimoramento continuado de controles internos, processos e sistemas automatizados de qualidade da informação pelas empresas de transporte aéreo;

• Nivelamento e atualização de conceitos e definições adotados para a apresentação das informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo à ANAC;

• Melhoria do conhecimento do regulador sobre as dificuldades das empresas de transporte aéreo para a compreensão e o cumprimento da regulamentação vigente que trata da elaboração e da apresentação  de informações de acompanhamento de mercado à ANAC;

• Coleta e consolidação de contribuições para a revisão e a evolução do modelo de informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo;

• Redução do número de atendimentos telefônicos individualizados realizados pelos servidores da ANAC sobre dúvidas das empresas de transporte aéreo relacionadas à elaboração e à apresentação de informações de acompanhamento de mercado; e

• Minimização dos efeitos da rotatividade de técnicos e especialistas nas empresas de transporte aéreo, em especial a perda de conhecimento e a descontinuidade de processos de geração da informação de acompanhamento de mercado.

Justificativa:

A GEAC/SAS é responsável por elaborar estudos e divulgar informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo. Entre eles, destacam-se: o Anuário do Transporte Aéreo; os Relatórios de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo; o Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas; as Demonstrações Contábeis das Empresas Aéreas; e os formulários de dados estatísticos do transporte aéreo da OACI.


Para isso, periodicamente, a GEAC recebe dados registrados pelas empresas aéreas acerca das suas operações, tais como: dados estatísticos de voos; dados de tarifas aéreas comercializadas; e dados econômico-financeiros.


Esses dados são submetidos a processos de fiscalização sob a responsabilidade dos servidores da GEAC, com vistas a assegurar a consistência e a tempestividade da informação.


Do processo de fiscalização e de orientação às empresas aéreas, observou-se que as dificuldades enfrentadas pelo setor regulado são similares, recorrentes e geralmente estão associadas: à inadequada compreensão da regulamentação vigente; à deficiência de automação de processos de geração da informação; à rotatividade de colaboradores e perda de conhecimento; e à deficiência ou ausência dos sistemas de informação desenvolvidos pela ANAC para o recebimento e a validação dos dados registrados pelas empresas aéreas.


Diante desse diagnóstico, a SQITA é uma iniciativa a ser conduzida pela GEAC com vistas à melhoria da qualidade da informação do transporte aéreo.
A GOPE/SAS e a GCON/SAS também são convidadas a participar do evento, tendo em vista que são responsáveis pela gestão dos dados de Desempenho Operacional (BAV), dos procedimentos relativos a Registro de Serviços Aéres (HOTRAN e SIAVANAC), no caso da GOPE
Serão realizados 7 painéis, além da cerimônia de abertura, ao longo de uma semana. Cada painel abordará um tipo de informação registrada na agência pelos regulados, de maneira similar ao que foi realizado nas quatro edições anteriores do evento 

Público Alvo:

Técnicos, especialistas e administradores das empresas de transporte aéreo responsáveis pela elaboração e apresentação de informações de acompanhamento de mercado à ANAC. Evento voltado exclusivamente ao público externo. 

Carga Horária:

4 horas.  

SERVIÇO

Dia:

29 de novembro de 2017

Local do Evento:

Representação Regional da ANAC em São Paulo - SP

Quantitativo de Participantes:

Mínimo: 5         Máximo:70 

INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

PAINEL 3: DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - EMPRESAS BRASILEIRAS

Objetivo(s):

O principal resultado a ser alcançado com a realização do evento é a melhoria da qualidade da informação de acompanhamento de mercado do transporte aéreo, em termos de consistência, tempestividade e objetividade.

É esperado que a SQITA proporcione, ainda, outros importantes resultados para o setor, tais como:

• Promoção e manutenção de uma cultura de qualidade da informação do setor;

• Criação de um fórum periódico para o debate entre a ANAC e as empresas de transporte aéreo sobre a informação de acompanhamento de mercado do setor;

• Disponibilização de um ambiente propício ao encontro, ao debate técnico e à troca de experiências e de soluções entre regulados;

• Estímulo à implantação e ao aprimoramento continuado de controles internos, processos e sistemas automatizados de qualidade da informação pelas empresas de transporte aéreo;

• Nivelamento e atualização de conceitos e definições adotados para a apresentação das informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo à ANAC;

• Melhoria do conhecimento do regulador sobre as dificuldades das empresas de transporte aéreo para a compreensão e o cumprimento da regulamentação vigente que trata da elaboração e da apresentação  de informações de acompanhamento de mercado à ANAC;

• Coleta e consolidação de contribuições para a revisão e a evolução do modelo de informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo;

• Redução do número de atendimentos telefônicos individualizados realizados pelos servidores da ANAC sobre dúvidas das empresas de transporte aéreo relacionadas à elaboração e à apresentação de informações de acompanhamento de mercado; e

• Minimização dos efeitos da rotatividade de técnicos e especialistas nas empresas de transporte aéreo, em especial a perda de conhecimento e a descontinuidade de processos de geração da informação de acompanhamento de mercado.

Justificativa:

A GEAC/SAS é responsável por elaborar estudos e divulgar informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo. Entre eles, destacam-se: o Anuário do Transporte Aéreo; os Relatórios de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo; o Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas; as Demonstrações Contábeis das Empresas Aéreas; e os formulários de dados estatísticos do transporte aéreo da OACI.


Para isso, periodicamente, a GEAC recebe dados registrados pelas empresas aéreas acerca das suas operações, tais como: dados estatísticos de voos; dados de tarifas aéreas comercializadas; e dados econômico-financeiros.


Esses dados são submetidos a processos de fiscalização sob a responsabilidade dos servidores da GEAC, com vistas a assegurar a consistência e a tempestividade da informação.


Do processo de fiscalização e de orientação às empresas aéreas, observou-se que as dificuldades enfrentadas pelo setor regulado são similares, recorrentes e geralmente estão associadas: à inadequada compreensão da regulamentação vigente; à deficiência de automação de processos de geração da informação; à rotatividade de colaboradores e perda de conhecimento; e à deficiência ou ausência dos sistemas de informação desenvolvidos pela ANAC para o recebimento e a validação dos dados registrados pelas empresas aéreas.


Diante desse diagnóstico, a SQITA é uma iniciativa a ser conduzida pela GEAC com vistas à melhoria da qualidade da informação do transporte aéreo.
A GOPE/SAS e a GCON/SAS também são convidadas a participar do evento, tendo em vista que são responsáveis pela gestão dos dados de Desempenho Operacional (BAV), dos procedimentos relativos a Registro de Serviços Aéres (HOTRAN e SIAVANAC), no caso da GOPE
Serão realizados 7 painéis, além da cerimônia de abertura, ao longo de uma semana. Cada painel abordará um tipo de informação registrada na agência pelos regulados, de maneira similar ao que foi realizado nas quatro edições anteriores do evento 

Público Alvo:

Técnicos, especialistas e administradores das empresas de transporte aéreo responsáveis pela elaboração e apresentação de informações de acompanhamento de mercado à ANAC. Evento voltado exclusivamente ao público externo. 

Carga Horária:

4 horas.  

SERVIÇO

Dia:

29 de novembro de 2017

Local do Evento:

Representação Regional da ANAC em São Paulo - SP

Quantitativo de Participantes:

Mínimo: 5         Máximo:70 

INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

PAINEL 4: DADOS ESTATÍSTICOS DO TRANSPORTE AÉREO - EMPRESAS BRASILEIRAS

Objetivo(s):

O principal resultado a ser alcançado com a realização do evento é a melhoria da qualidade da informação de acompanhamento de mercado do transporte aéreo, em termos de consistência, tempestividade e objetividade.

É esperado que a SQITA proporcione, ainda, outros importantes resultados para o setor, tais como:

• Promoção e manutenção de uma cultura de qualidade da informação do setor;

• Criação de um fórum periódico para o debate entre a ANAC e as empresas de transporte aéreo sobre a informação de acompanhamento de mercado do setor;

• Disponibilização de um ambiente propício ao encontro, ao debate técnico e à troca de experiências e de soluções entre regulados;

• Estímulo à implantação e ao aprimoramento continuado de controles internos, processos e sistemas automatizados de qualidade da informação pelas empresas de transporte aéreo;

• Nivelamento e atualização de conceitos e definições adotados para a apresentação das informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo à ANAC;

• Melhoria do conhecimento do regulador sobre as dificuldades das empresas de transporte aéreo para a compreensão e o cumprimento da regulamentação vigente que trata da elaboração e da apresentação  de informações de acompanhamento de mercado à ANAC;

• Coleta e consolidação de contribuições para a revisão e a evolução do modelo de informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo;

• Redução do número de atendimentos telefônicos individualizados realizados pelos servidores da ANAC sobre dúvidas das empresas de transporte aéreo relacionadas à elaboração e à apresentação de informações de acompanhamento de mercado; e

• Minimização dos efeitos da rotatividade de técnicos e especialistas nas empresas de transporte aéreo, em especial a perda de conhecimento e a descontinuidade de processos de geração da informação de acompanhamento de mercado.

Justificativa:

A GEAC/SAS é responsável por elaborar estudos e divulgar informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo. Entre eles, destacam-se: o Anuário do Transporte Aéreo; os Relatórios de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo; o Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas; as Demonstrações Contábeis das Empresas Aéreas; e os formulários de dados estatísticos do transporte aéreo da OACI.


Para isso, periodicamente, a GEAC recebe dados registrados pelas empresas aéreas acerca das suas operações, tais como: dados estatísticos de voos; dados de tarifas aéreas comercializadas; e dados econômico-financeiros.


Esses dados são submetidos a processos de fiscalização sob a responsabilidade dos servidores da GEAC, com vistas a assegurar a consistência e a tempestividade da informação.


Do processo de fiscalização e de orientação às empresas aéreas, observou-se que as dificuldades enfrentadas pelo setor regulado são similares, recorrentes e geralmente estão associadas: à inadequada compreensão da regulamentação vigente; à deficiência de automação de processos de geração da informação; à rotatividade de colaboradores e perda de conhecimento; e à deficiência ou ausência dos sistemas de informação desenvolvidos pela ANAC para o recebimento e a validação dos dados registrados pelas empresas aéreas.


Diante desse diagnóstico, a SQITA é uma iniciativa a ser conduzida pela GEAC com vistas à melhoria da qualidade da informação do transporte aéreo.
A GOPE/SAS e a GCON/SAS também são convidadas a participar do evento, tendo em vista que são responsáveis pela gestão dos dados de Desempenho Operacional (BAV), dos procedimentos relativos a Registro de Serviços Aéres (HOTRAN e SIAVANAC), no caso da GOPE
Serão realizados 7 painéis, além da cerimônia de abertura, ao longo de uma semana. Cada painel abordará um tipo de informação registrada na agência pelos regulados, de maneira similar ao que foi realizado nas quatro edições anteriores do evento 

Público Alvo:

Técnicos, especialistas e administradores das empresas de transporte aéreo responsáveis pela elaboração e apresentação de informações de acompanhamento de mercado à ANAC. Evento voltado exclusivamente ao público externo. 

Carga Horária:

4 horas.  

SERVIÇO

Dia:

30 de novembro de 2017

Local do Evento:

Representação Regional da ANAC em São Paulo - SP

Quantitativo de Participantes:

Mínimo: 5         Máximo:70 

INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

 PAINEL 5: DADOS ESTATÍSTICOS DO TRANSPORTE AÉREO - EMPRESAS ESTRANGEIRAS

Objetivo(s):

O principal resultado a ser alcançado com a realização do evento é a melhoria da qualidade da informação de acompanhamento de mercado do transporte aéreo, em termos de consistência, tempestividade e objetividade.

É esperado que a SQITA proporcione, ainda, outros importantes resultados para o setor, tais como:

• Promoção e manutenção de uma cultura de qualidade da informação do setor;

• Criação de um fórum periódico para o debate entre a ANAC e as empresas de transporte aéreo sobre a informação de acompanhamento de mercado do setor;

• Disponibilização de um ambiente propício ao encontro, ao debate técnico e à troca de experiências e de soluções entre regulados;

• Estímulo à implantação e ao aprimoramento continuado de controles internos, processos e sistemas automatizados de qualidade da informação pelas empresas de transporte aéreo;

• Nivelamento e atualização de conceitos e definições adotados para a apresentação das informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo à ANAC;

• Melhoria do conhecimento do regulador sobre as dificuldades das empresas de transporte aéreo para a compreensão e o cumprimento da regulamentação vigente que trata da elaboração e da apresentação  de informações de acompanhamento de mercado à ANAC;

• Coleta e consolidação de contribuições para a revisão e a evolução do modelo de informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo;

• Redução do número de atendimentos telefônicos individualizados realizados pelos servidores da ANAC sobre dúvidas das empresas de transporte aéreo relacionadas à elaboração e à apresentação de informações de acompanhamento de mercado; e

• Minimização dos efeitos da rotatividade de técnicos e especialistas nas empresas de transporte aéreo, em especial a perda de conhecimento e a descontinuidade de processos de geração da informação de acompanhamento de mercado.

Justificativa:

A GEAC/SAS é responsável por elaborar estudos e divulgar informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo. Entre eles, destacam-se: o Anuário do Transporte Aéreo; os Relatórios de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo; o Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas; as Demonstrações Contábeis das Empresas Aéreas; e os formulários de dados estatísticos do transporte aéreo da OACI.


Para isso, periodicamente, a GEAC recebe dados registrados pelas empresas aéreas acerca das suas operações, tais como: dados estatísticos de voos; dados de tarifas aéreas comercializadas; e dados econômico-financeiros.


Esses dados são submetidos a processos de fiscalização sob a responsabilidade dos servidores da GEAC, com vistas a assegurar a consistência e a tempestividade da informação.


Do processo de fiscalização e de orientação às empresas aéreas, observou-se que as dificuldades enfrentadas pelo setor regulado são similares, recorrentes e geralmente estão associadas: à inadequada compreensão da regulamentação vigente; à deficiência de automação de processos de geração da informação; à rotatividade de colaboradores e perda de conhecimento; e à deficiência ou ausência dos sistemas de informação desenvolvidos pela ANAC para o recebimento e a validação dos dados registrados pelas empresas aéreas.


Diante desse diagnóstico, a SQITA é uma iniciativa a ser conduzida pela GEAC com vistas à melhoria da qualidade da informação do transporte aéreo.
A GOPE/SAS e a GCON/SAS também são convidadas a participar do evento, tendo em vista que são responsáveis pela gestão dos dados de Desempenho Operacional (BAV), dos procedimentos relativos a Registro de Serviços Aéres (HOTRAN e SIAVANAC), no caso da GOPE
Serão realizados 7 painéis, além da cerimônia de abertura, ao longo de uma semana. Cada painel abordará um tipo de informação registrada na agência pelos regulados, de maneira similar ao que foi realizado nas quatro edições anteriores do evento 

Público Alvo:

Técnicos, especialistas e administradores das empresas de transporte aéreo responsáveis pela elaboração e apresentação de informações de acompanhamento de mercado à ANAC. Evento voltado exclusivamente ao público externo. 

Carga Horária:

4 horas.  

SERVIÇO

Dia:

30 de novembro de 2017

Local do Evento:

Representação Regional da ANAC em São Paulo - SP

Quantitativo de Participantes:

Mínimo: 5         Máximo:70 

INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

PAINEL 6: REGISTRO DE SERVIÇOS AÉREOS (HOTRAN / SIAVANAC) - EMPRESAS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS

Objetivo(s):

O principal resultado a ser alcançado com a realização do evento é a melhoria da qualidade da informação de acompanhamento de mercado do transporte aéreo, em termos de consistência, tempestividade e objetividade.

É esperado que a SQITA proporcione, ainda, outros importantes resultados para o setor, tais como:

• Promoção e manutenção de uma cultura de qualidade da informação do setor;

• Criação de um fórum periódico para o debate entre a ANAC e as empresas de transporte aéreo sobre a informação de acompanhamento de mercado do setor;

• Disponibilização de um ambiente propício ao encontro, ao debate técnico e à troca de experiências e de soluções entre regulados;

• Estímulo à implantação e ao aprimoramento continuado de controles internos, processos e sistemas automatizados de qualidade da informação pelas empresas de transporte aéreo;

• Nivelamento e atualização de conceitos e definições adotados para a apresentação das informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo à ANAC;

• Melhoria do conhecimento do regulador sobre as dificuldades das empresas de transporte aéreo para a compreensão e o cumprimento da regulamentação vigente que trata da elaboração e da apresentação  de informações de acompanhamento de mercado à ANAC;

• Coleta e consolidação de contribuições para a revisão e a evolução do modelo de informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo;

• Redução do número de atendimentos telefônicos individualizados realizados pelos servidores da ANAC sobre dúvidas das empresas de transporte aéreo relacionadas à elaboração e à apresentação de informações de acompanhamento de mercado; e

• Minimização dos efeitos da rotatividade de técnicos e especialistas nas empresas de transporte aéreo, em especial a perda de conhecimento e a descontinuidade de processos de geração da informação de acompanhamento de mercado.

Justificativa:

A GEAC/SAS é responsável por elaborar estudos e divulgar informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo. Entre eles, destacam-se: o Anuário do Transporte Aéreo; os Relatórios de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo; o Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas; as Demonstrações Contábeis das Empresas Aéreas; e os formulários de dados estatísticos do transporte aéreo da OACI.


Para isso, periodicamente, a GEAC recebe dados registrados pelas empresas aéreas acerca das suas operações, tais como: dados estatísticos de voos; dados de tarifas aéreas comercializadas; e dados econômico-financeiros.


Esses dados são submetidos a processos de fiscalização sob a responsabilidade dos servidores da GEAC, com vistas a assegurar a consistência e a tempestividade da informação.


Do processo de fiscalização e de orientação às empresas aéreas, observou-se que as dificuldades enfrentadas pelo setor regulado são similares, recorrentes e geralmente estão associadas: à inadequada compreensão da regulamentação vigente; à deficiência de automação de processos de geração da informação; à rotatividade de colaboradores e perda de conhecimento; e à deficiência ou ausência dos sistemas de informação desenvolvidos pela ANAC para o recebimento e a validação dos dados registrados pelas empresas aéreas.


Diante desse diagnóstico, a SQITA é uma iniciativa a ser conduzida pela GEAC com vistas à melhoria da qualidade da informação do transporte aéreo.
A GOPE/SAS e a GCON/SAS também são convidadas a participar do evento, tendo em vista que são responsáveis pela gestão dos dados de Desempenho Operacional (BAV), dos procedimentos relativos a Registro de Serviços Aéres (HOTRAN e SIAVANAC), no caso da GOPE
Serão realizados 7 painéis, além da cerimônia de abertura, ao longo de uma semana. Cada painel abordará um tipo de informação registrada na agência pelos regulados, de maneira similar ao que foi realizado nas quatro edições anteriores do evento 

Público Alvo:

Técnicos, especialistas e administradores das empresas de transporte aéreo responsáveis pela elaboração e apresentação de informações de acompanhamento de mercado à ANAC. Evento voltado exclusivamente ao público externo. 

Carga Horária:

4 horas.  

SERVIÇO

Dia:

01 de dezembro de 2017

Local do Evento:

Representação Regional da ANAC em São Paulo - SP

Quantitativo de Participantes:

Mínimo: 5         Máximo:70 

INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

 PAINEL 7: DESEMPENHO OPERACIONAL (BAV) - EMPRESAS BRASILEIRAS E ESTRANGEIRAS

Objetivo(s):

O principal resultado a ser alcançado com a realização do evento é a melhoria da qualidade da informação de acompanhamento de mercado do transporte aéreo, em termos de consistência, tempestividade e objetividade.

É esperado que a SQITA proporcione, ainda, outros importantes resultados para o setor, tais como:

• Promoção e manutenção de uma cultura de qualidade da informação do setor;

• Criação de um fórum periódico para o debate entre a ANAC e as empresas de transporte aéreo sobre a informação de acompanhamento de mercado do setor;

• Disponibilização de um ambiente propício ao encontro, ao debate técnico e à troca de experiências e de soluções entre regulados;

• Estímulo à implantação e ao aprimoramento continuado de controles internos, processos e sistemas automatizados de qualidade da informação pelas empresas de transporte aéreo;

• Nivelamento e atualização de conceitos e definições adotados para a apresentação das informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo à ANAC;

• Melhoria do conhecimento do regulador sobre as dificuldades das empresas de transporte aéreo para a compreensão e o cumprimento da regulamentação vigente que trata da elaboração e da apresentação  de informações de acompanhamento de mercado à ANAC;

• Coleta e consolidação de contribuições para a revisão e a evolução do modelo de informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo;

• Redução do número de atendimentos telefônicos individualizados realizados pelos servidores da ANAC sobre dúvidas das empresas de transporte aéreo relacionadas à elaboração e à apresentação de informações de acompanhamento de mercado; e

• Minimização dos efeitos da rotatividade de técnicos e especialistas nas empresas de transporte aéreo, em especial a perda de conhecimento e a descontinuidade de processos de geração da informação de acompanhamento de mercado.

Justificativa:

A GEAC/SAS é responsável por elaborar estudos e divulgar informações de acompanhamento de mercado do transporte aéreo. Entre eles, destacam-se: o Anuário do Transporte Aéreo; os Relatórios de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo; o Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas; as Demonstrações Contábeis das Empresas Aéreas; e os formulários de dados estatísticos do transporte aéreo da OACI.


Para isso, periodicamente, a GEAC recebe dados registrados pelas empresas aéreas acerca das suas operações, tais como: dados estatísticos de voos; dados de tarifas aéreas comercializadas; e dados econômico-financeiros.


Esses dados são submetidos a processos de fiscalização sob a responsabilidade dos servidores da GEAC, com vistas a assegurar a consistência e a tempestividade da informação.


Do processo de fiscalização e de orientação às empresas aéreas, observou-se que as dificuldades enfrentadas pelo setor regulado são similares, recorrentes e geralmente estão associadas: à inadequada compreensão da regulamentação vigente; à deficiência de automação de processos de geração da informação; à rotatividade de colaboradores e perda de conhecimento; e à deficiência ou ausência dos sistemas de informação desenvolvidos pela ANAC para o recebimento e a validação dos dados registrados pelas empresas aéreas.


Diante desse diagnóstico, a SQITA é uma iniciativa a ser conduzida pela GEAC com vistas à melhoria da qualidade da informação do transporte aéreo.
A GOPE/SAS e a GCON/SAS também são convidadas a participar do evento, tendo em vista que são responsáveis pela gestão dos dados de Desempenho Operacional (BAV), dos procedimentos relativos a Registro de Serviços Aéres (HOTRAN e SIAVANAC), no caso da GOPE
Serão realizados 7 painéis, além da cerimônia de abertura, ao longo de uma semana. Cada painel abordará um tipo de informação registrada na agência pelos regulados, de maneira similar ao que foi realizado nas quatro edições anteriores do evento 

Público Alvo:

Técnicos, especialistas e administradores das empresas de transporte aéreo responsáveis pela elaboração e apresentação de informações de acompanhamento de mercado à ANAC. Evento voltado exclusivamente ao público externo. 

Carga Horária:

4 horas.  

SERVIÇO

Dia:

01 de dezembro de 2017

Local do Evento:

Representação Regional da ANAC em São Paulo - SP

Quantitativo de Participantes:

Mínimo: 5         Máximo:70