INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

Objetivo(s):

O curso tem por objetivo ampliar a capacidade de entendimento dos participantes a respeito dos temas apresentados; técnicas de elaboração de textos e redação oficial, com ênfase nas atividades desenvolvidas pela Assessoria de Comunicação Social da Agência (ASCOM).  

Após a realização do curso, os participantes deverão estar aptos para compreender:

1.Comunicação profissional

2. Qualidades essenciais ao texto e erros de linguagem
Clareza, objetividade, concisão, coerência, coesão textual, precisão, paralelismo, a ênfase certa ao conteúdo, pontuação adequada, harmonia das palavras e frases
3. Vícios de linguagem no texto
Ambiguidade ou anfibologia, pleonasmo ou tautologia, cacofonia ou cacófato, eco, estrangeirismo, jargão técnico fora de contexto, gerundismo, clichê, chavão, verbosidade, modismo vocabular
4. Correspondência oficial
5. Emprego dos pronomes de tratamento e vocativo
6. Padrão de ofício, memorando e correio eletrônico
7. Padronização de textos
8. Elaboração de relatórios e pareceres

Justificativa:

A opção pela contratação do curso é dada mediante a necessidade de capacitação dos servidores da Assessoria de Comunicação Social da ANAC (ASCOM) no que tange aos requisitos das técnicas de elaboração de textos e redação oficial. Devido à expertise, experiência comprovada e metodologia na aplicação do conteúdo, a ASCOM sugere a contratação do servidor Ivandro Sant'ana, analista administrativo da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e atualmente cedido ao Ministério de Minas e Energia.

Cabe ressaltar que, devido à carência de capacitação técnica voltada para o conteúdo supracitado e à falta de recurso financeiro para contratação de uma empresa especializada no ensino In Company, a ASCOM optou pela contratação do servidor, cuja contratação será realizada via Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC). Salienta-se, ainda, que o servidor apresenta extensa experiência profissional comprovada como instrutor de cursos de redação oficial. Uma das experiência foi, em 2013, no curso de formação de servidores da ANAC.

Público Alvo:

Interno.

O curso é voltado exclusivamente para os servidores lotados na Assessoria de Comunicação Social da ANAC (ASCOM) tendo em vista as atribuições desenvolvidas na área.

Pré-Requisito(s):

Não há.

Critério(s) de Seleção:

Ser prioritariamente lotado na Assessoria de Comunicação Social da ANAC (ASCOM).

Carga Horária:

16 horas

SERVIÇO

Duração:

4 dias.

Período:

De 11 a 14 de dezembro de 2017.

De 09:00h às 13:00h

Local do Evento:

Brasília - DF